Santiago, capital do Chile, foi a cidade escolhida para receber, em 2019, a primeira final de Taça Libertadores decidida em partida Ășnica. A Conmebol anunciou a decisĂŁo nesta terça-feira (14), apĂłs reuniĂŁo do conselho da entidade sul-americana, em Luque, no Paraguai.
A decisĂŁo da Copa Sul-Americana do ano que vem, que tambĂ©m sofrerĂĄ alteração de formato e ocorrerĂĄ em jogo Ășnico, serĂĄ em Lima, no Peru. Ambas as competiçÔes, assim, repetem o modelo em vigor na Europa com a Liga dos CampeĂ”es e a Liga Europa -final Ășnica e campo neutro.
AlĂ©m de Santiago, outras duas cidades concorriam Ă sede do jogo final da Libertadores no ano que vem: MontevidĂ©u (Uruguai) e Lima. A escolha, de acordo com nota divulgada pela Conmebol, levou em contra critĂ©rios como: capacidade de organização, logĂstica, segurança, tecnologia, aspectos polĂticos, sociais, ambientais e legais, capacidade hoteleira, mobilidade e situaçÔes favorĂĄveis para direitos comerciais e de transmissĂŁo de TV.
Membros da Conmebol inspecionaram as postulantes por dois dias e meio, de acordo com a entidade.
"Essas decisĂ”es atendem o objetivo estratĂ©gico de promover o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano com mais recursos, mais investimentos e melhores padrĂ”es em todos os nĂveis", explicou Alejandro DomĂnguez, presidente da Conmebol.
"AlĂ©m de gerar mais receita para ser reinvestida no desenvolvimento esportivo, as finais Ășnicas serĂŁo uma grande oportunidade para que a AmĂ©rica do Sul dĂȘ um grande salto em infraestrutura esportiva, organização de eventos, controles de segurança, conforto e atenção nos estĂĄdios, e na promoção regional e mundial dos nossos torneios, clubes e jogadores", completou o dirigente.
Desta forma, o formato tradicional da Libertadores e da Sul-Americana, com jogos de ida e volta para a definição do campeĂŁo, serĂĄ utilizado pela Ășltima vez em 2018.
Embora não tenha projetado uma data no comunicado emitido nesta terça, a final da Libertadores de 2019 deverå ocorrer em 23 de novembro, um såbado.
Por Redação GN | Fonte: Folhapress
0 ComentĂĄrios