Banho de Sol para Produção de Vitamina D: Entenda o tempo e o horário para cada tipo de pele

ÚLTIMAS NOTÌCIAS

6/recent/ticker-posts

ads

Banho de Sol para Produção de Vitamina D: Entenda o tempo e o horário para cada tipo de pele

 

A vitamina D é essencial para a saúde óssea e muscular, e a maneira mais eficaz de obtê-la é pela exposição ao sol, responsável por sintetizar a vitamina na pele através da radiação ultravioleta B (UVB). Para indivíduos com pele clara, recomenda-se de 5 a 15 minutos de exposição direta, sem protetor solar, duas a três vezes por semana, enquanto para pessoas com pele morena ou negra, o ideal é entre 30 minutos e 1 hora. Quanto mais escura a pele, mais tempo é necessário, pois a melanina dificulta a produção de vitamina D. 

Horário Ideal: Entre 10h e 15h com Cautela

Os raios UVB, que estimulam a produção de vitamina D, estão mais intensos entre 10h e 15h. Contudo, esses são também os horários de maior risco para queimaduras solares e desenvolvimento de câncer de pele. Por isso, mesmo ao buscar o benefício da vitamina D, é prudente limitar a exposição. Qualquer exposição adicional deve ser feita com protetor solar (FPS 30 a 50) e reaplicação a cada 2 horas, especialmente em áreas mais sensíveis, como o rosto.

Área de Exposição e Cuidados Especiais para Bebês

Para otimizar a produção de vitamina D, cerca de um terço do corpo deve ser exposto, como braços e pernas. No caso de bebês menores de seis meses, o ideal é o banho de sol entre 7h e 9h ou após as 16h, com duração de 5 a 10 minutos, até no máximo 30 minutos por semana. Protetor solar é contraindicado para bebês dessa idade; proteger o rosto e os olhos é fundamental.

Riscos da Deficiência de Vitamina D e Como Diagnosticá-la

A insuficiência de vitamina D pode levar a problemas como enfraquecimento ósseo, osteoporose e fraqueza muscular. A concentração ideal da vitamina é identificada por exame de sangue, sendo que níveis saudáveis são superiores a 20 ng/ml. Se houver sinais de deficiência, a exposição solar supervisionada e uma alimentação adequada podem ajudar a manter níveis saudáveis. *Agências

Postar um comentário

0 Comentários