Um teste de saúde desenvolvido por pesquisadores deCoimbra pode avaliar o risco genético cardiovascular de uma pessoa, sobretudo ao nível da hipertensão arterial, e contribuir para a atuação antecipada dos profissionais de saúde.
O dispositivo médico já está certificado e vai ser aplicado num estudo, que envolve 500 pessoas, em parceria com os serviços de cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
"O teste genético é um apoio muito grande ao diagnóstico, principalmente nos casos de doentes de risco intermediário, já com histórico familiar de hipertensão e que estão próximo dos valores limites, mas que ainda não podem ser considerados hipertensos", explicou à agência Lusa a investigadora Ana Teresa Freitas.
A diretora executiva da empresa portuguesa HeartGenetics, sediada no parque de biotecnologia Biocant, em Cantanhede, considera que o teste pode ser muito vantajoso para o doente, por permitir o correto acompanhamento médico antes de se entrar "num estado de não retorno". Leia AQUI
Por Redação GN | Fonte: Notícias ao Minuto
0 Comentários