Foto: Reprodução |
Mais de 65 mil postos de vacinação vão estar abertos neste sábado em todo país, no Dia "D" de mobilização contra a gripe. O objetivo do Dia "D" é reforçar a importância da vacinação para o público prioritário que são crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça o convite para essa população.
"Eu queria convidar, mais do que isso, convocar, todos os brasileiros e brasileiras, que fazem parte dos grupos prioritários, para vacinação 49 milhões e 600 mil pessoas do nosso país para que neste sábado compareçam a um dos mais de 60 mil postos de vacinação que o Ministério da Saúde agiu em parceria com as prefeituras, está disponibilizando para que a gente possa fazer a vacinação contra a gripe."
O ministro Arthur Chioro ainda explica porque é fundamental tomar a vacina contra gripe.
"Porque a vacina ela tem capacidade de reduzir em até 45% o número de internações por pneumonia e cerca de 75% dos óbitos relacionados aos casos de gripe, os casos de H1N1 é fundamental comparecer, vou insistir, a uma unidade de saúde mais próxima da sua casa, aonde as prefeituras, os governos estaduais e o Ministério da Saúde juntos estarão à disposição para fazer a vacinação contra a gripe."
A campanha nacional de vacinação contra a gripe vai até o dia 9 de maio, em todos os postos de saúde do país. O Ministério da Saúde disponibilizou 53 milhões de doses da vacina. Para mais informações, acesse: www.saude.gov.br.
Em São Gonçalo, todas as onze Unidades de Saúde da Família – USF, estarão capacitados para atender os grupos prioritários que deverão ser imunizados este ano. Fonte: Planeta Agora