ÚLTIMAS NOTÌCIAS

6/recent/ticker-posts

ads

Mpox na Bahia: casos são confirmados e outros estão em análise

 

A Bahia registrou dois casos de Mpox em 2026, conforme informou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (19). Segundo o órgão, os diagnósticos foram confirmados após atendimentos realizados no Estado. Os pacientes estão isolados e seguem em acompanhamento médico.

Um dos registros ocorreu em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A paciente é uma mulher que não reside no município, mas deu entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Conforme a prefeitura, ela apresenta boa resposta ao tratamento e permanece em isolamento.

O outro caso foi confirmado após atendimento em uma unidade de saúde de Salvador. O paciente é natural de Osasco, em São Paulo.

De acordo com a Sesab, além dos dois diagnósticos confirmados, outros dois casos estão sob análise laboratorial e três já foram descartados após exames. Nenhuma das ocorrências foi registrada durante o período do Carnaval.

O que é Mpox

A Mpox é uma doença viral causada por um agente da mesma família da antiga varíola. A transmissão ocorre, principalmente, por contato direto com lesões na pele de uma pessoa infectada. Também pode haver contágio por meio de secreções respiratórias ou pelo compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas e roupas.

Os principais sintomas incluem febre, dores de cabeça e musculares, sensação de fraqueza, inchaço dos linfonodos e lesões cutâneas que geralmente começam no rosto e podem se espalhar para outras partes do corpo, especialmente mãos e pés.

 Fonte: Informe Baiano

Postar um comentário

0 Comentários