ÚLTIMAS NOTÌCIAS

6/recent/ticker-posts

ads

Golpe do amor: como evitar furtos em apps de paquera ou redes sociais

 

Um grupo de mulheres jovens, de 23 a 32 anos, se uniu para barrar um estelionato amoroso em série provocado por um homem que se apresenta como estudante de medicina, investidor e kitesurfista em perfis no Instagram, Tik Tok e aplicativos de relacionamento, ferramentas com as quais se aproxima de jovens belas e de famílias ricas. É mais um caso do chamado "golpe do amor", que há ao menos três anos vem sendo alvo de alertas por parte da polícia e da Receita Federal.

O termo engloba diferentes tipos de fraude, mas todos consistem em envolver a vítima sentimentalmente a fim obter vantagem econômica dela. Em alguns casos, a aproximação romântica pode levar meses. Embora não seja novo, o crime passou a ocorrer com mais frequência pelas redes sociais.

A artimanha mais recente remete à série "O Golpista do Tinder", na qual ex-namoradas enganadas desmascaram um israelense que se passava por bilionário. Mas, em 2022, a Folha mostrou o caso de uma vítima em São Paulo que perdeu cerca de R$ 600 mil com um estelionato que começou no Tinder e terminou em uma corretora falsa de criptomoedas. Outros relatos com tentativas semelhantes chegaram à reportagem.

Uma advogada que preferiu não se identificar contou que conversa há mais de um mês com um estrangeiro e que ele topou até fazer chamada de vídeo (em péssima qualidade e sempre interrompida pela suposta fragilidade do sinal) para tentar mostrar que não era uma fraude.

Fonte: Folhapress 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários