O baiano Wagner Moura foi premiado como Melhor Ator no 78º Festival de Cannes, encerrado neste sábado (24), na França. Ele recebeu o reconhecimento por sua atuação no filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho – único longa brasileiro na disputa pela Palma de Ouro em 2025.
Wagner não compareceu à cerimônia e foi representado por Kleber, que também é roteirista do filme. Na película, Moura interpreta Marcelo, um pesquisador em fuga. O papel marca seu retorno ao cinema nacional após um período dedicado a produções internacionais desde sua estreia como diretor com Marighella (2019).
Atuação marcante em Cannes
A performace do ator baiano foi elogiada por veículos internacionais. O site Next Best Picture afirmou que a produção “não funcionaria sem o magnetismo de Wagner Moura”, enquanto o The Playlist destacou a performance como “radiante”, mencionando a habilidade do ator em transitar por diferentes emoções ao longo da trama.
Além de levar a estatueta na actegoria de melhor atuação, O Agente Secreto também venceu o Prêmio da Crítica da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci) e o Prix Des Cinémas d’Art et Essai, voltado ao circuito de cinema de arte.
Wagner Moura é o primeiro ator brasileiro a garantir o prêmio principal de atuação masculina em Cannes. No entanto – entre as atrizes – Fernanda Torres já o havia conquistado, em 1986, pelo filme “Eu Sei Que Vou Te Amar". *BNews


0 Comentários