A Secretaria de Segurança da Bahia (SSP-BA) publicou o aviso de licitação para contratação de bodycams – câmeras corporais para uso de policiais em serviço, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (19).
A pasta informou que realizará no dia 8 de maio, às 10h, o pregão eletrônico para registro de preço e contratação da ferramenta.
Conforme a SSP-BA, a solução deverá possibilitar a captação, transmissão, armazenamento e gestão de evidências digitais obtidas pelos equipamentos usados por policiais e bombeiros durante suas atividades.
O secretario Marcelo Werner, explicou que o processo é gerenciado pela Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional da pasta.
“Após o pregão, no próximo dia 8 de maio, a empresa vencedora seguirá para a prova de conceito antes da aquisição do produto”, detalhou.
Ainda segundo ele, a aquisição da tecnologia visa, entre outros objetivos, a dar mais transparência às ações policiais, sendo as imagens utilizadas, inclusive, como provas da licitude das ações das equipes nas ruas.
Em janeiro, Marcelo Werner disse que câmeras serão instaladas nos uniformes dos policiais durante o mandato do governador Jeronimo Rodrigues. A afirmação foi feita durante a cerimônia de posse dos secretários, na Assembleia Legislativa do estado, em Salvador. A data de implementação, no entanto, não foi informada pelo secretário.
Chamadas de body cams, os aparelhos são acoplados nas fardas e filmam as operações policiais. Elas foram testadas em um estudo feito por universidade em Santa Catarina, no sul do Brasil, e implementadas em algumas unidades policiais do Rio de Janeiro em 2022. *G1
0 Comentários