O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) segue com serviços itinerantes do projeto TRE em Todo Lugar e, desta vez, o bairro de Brotas, em Salvador recebe o caminhão do órgão nesta quinta (24). O atendimento acontece no Colégio Estadual João Pedro dos Santos, na Avenida Bonocô.
O projeto foca no alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos e do público com título de eleitor cancelado. Somente na capital baiana, 267.680 títulos estão inaptos a participarem das eleições. Salvador tem 1.928.771 eleitores.
De acordo com o TRE, em toda Bahia são 1.629.170 eleitores que precisam resolver problemas com o título para conseguirem votar. O prazo final para regularização de quem estará apto a votar nas eleições deste ano é 4 de maio.
Essas pessoas tiveram o título cancelados por não terem feito o cadastro biométrico ou não comparecerem nos últimos três pleitos.
Interior do estado
O atendimento do TRE em Todo Lugar também ocorre na cidade de Porto Seguro, no extremo-sul do estado, onde o atendimento acontece de quinta a sábado (24 a 26). Na quinta e sexta-feira, o funcionamento será das 8h às 19h e no sábado (26), último dia da ação na cidade, cidadãos poderão buscar por atendimento das 8h às 16h. Nos três dias a ação ocorrerá na Praça do Trabalhador, Rua do Campinho.
Além disso, nesta quinta e sexta-feira (25), o caminhão do TRE atenderá em Euclides da Cunha, a cerca de 300 km de Salvador, onde 8.973 eleitores estão com os títulos cancelados. Já no sábado (26), será a vez do município de Monte Santo, a cerca de 360 quilômetros de Salvador, que possui 8.734 documentos eleitorais cancelados, receber o serviço de atendimento itinerante.
Serviços virtuais
Além disso, os serviços do Núcleo de Atendimento Virtual ao Leitor (NAVE) seguem disponíveis para todos os baianos.
O atendimento virtual do TRE pode ser acessado no site oficial ou pelo telefone (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço conta com uma atendente virtual e pode também ser acessado pelo Telegram (no canal @maiatrebot).
Criado para dar suporte às zonas eleitorais, o NAVE foi criado em agosto de 2021. O serviço auxilia o público no pagamento de débitos eleitorais e na emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral. [Veja lista completa dos serviços oferecidos mais abaixo]
Por meio do sistema também é possível solicitar a regularização do título de eleitor e alterar o cadastro eleitoral. Assim como no presencial, o serviço que deve ser executado até 4 de maio. A partir do dia 5 de maio, 150 dias antes do pleito, os serviços serão suspensos, como é previsto em lei.
Veja os documentos necessários para a regularização do título de forma on-line:
- Documento de identificação (Carteira de Identidade ou Carteira Profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);
- Comprovante de residência atualizado;
- Certificado de quitação de serviço militar (Homens que tenham entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título de eleitor);
- Foto segurando o título.
Além disso, o NAVE auxilia no preenchimento do Título Net, sistemas e formulários disponíveis no site do TRE-BA. Também será possível fazer consultas processuais e receber orientações sobre a utilização do e-Título.
O NAVE conta com 26 atendentes (distribuídos em dois turnos de trabalho). Eleitores com deficiência auditiva contarão com atendimento especializado, realizado por funcionários com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de videoconferência.
As eleições de 2022 estão agendadas para 2 de outubro e terão cinco
cargos em disputa: presidente, governador, senador, deputados federais e
deputados estaduais. *G1-BA
Veja os serviços disponíveis no NAVE:
- Regularização cadastral;
- Troca de nome se o eleitor casou e fez alteração;
- Emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral;
- Auxílio no preenchimento do Título Net e demais sistemas e formulários encontrados no site do TRE-BA;
- Consulta processual;
- Fornecimento de dados cadastrais ao próprio eleitor;
- Orientação sobre a utilização do aplicativo do e-Título;
- Atendimento aos advogados, jurisdicionados e prestadores de serviço;
- Dúvidas das mais diversas, além de prestar informações acerca da convocação de mesários, dentre outros serviço;
- Pagamento de multas, com cartão de crédito ou, até mesmo, Pix.
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