O imperador do Japão Naruhito declarou oficialmente "abertos" os Jogos Olímpicos de Tóquio, nesta sexta-feira, 23, em cerimônia realizada no Estádio Olímpico, após um ano de adiamento devido à pandemia. O evento mundial segue até o dia 8 de agosto.
A #CerimoniaDeAbertura #Tokyo2020 está encerrada! 🎆 Sempre emociona! 😢❤️ Obrigado a todos que acompanharam com a gente! Mas esse é só o começo!
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 23, 2021
Os #JogosOlimpicos chegaram, pessoal! 😍😍 #StrongerTogether pic.twitter.com/Dpej239Mk8
"Declaro abertos os Jogos de Tóquio", pronunciou solenemente o imperador num estádio com apenas mil convidados por causa do novo coronavírus, que obrigou os organizadores a realizarem o evento quase à porta fechada.
Sem contar com público e estádio cheio, a cerimônia não contou com tanta energia, mas compensou com o uso da tecnologia e com momentos emocionantes em homenagens a ex-atletas e profissionais de saúde, responsáveis por conduzir a tocha olímpica.
Além dos fogos de artifícios, a tecnologia foi um ponto alto da cerimônia de abertura. A pira olímpica, acendida pela tenista japonesa Naomi Osaka abriu como uma flor. A pira estava em cima de uma réplica do Monte Fuji.
Mas o momento insuperável foi a formação de uma representação do globo terrestre com o uso de pouco mais de 1800 drones em um momento em que a mensagem a ser passada foi a de diversidade.
Cada uma das 204 delegações que desfilaram no Estádio Olímpico levou um número reduzido de atletas por causa da pandemia de Covid-19. O grupo de esportistas de cada país é apenas simbólico para evitar aglomeração e manter o distanciamento social em meio ao aumento do número de casos da nova doença na capital japonesa nos últimos dias.
O Brasil teve apenas quatro representantes na cerimônia:a judoca
Ketleyn Quadros e o jogador da Seleção de Võlei Bruninho,
porta-bandeiras; Marco Antônio La Porta, chefe de missão; e um
funcionário administrativo do COB, seguindo o número mínimo exigido pelo
COI. A delegação brasileira entrou após outras 154. *AFP
0 Comentários