O Governo Federal vai investir R$ 10 milhões via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em pesquisas destinadas para mapeamento e sequenciamento do coronavírus.
Segundo o ministro da pasta, Marcos Pontes, o valor ainda é uma previsão e todo ele deverá ser aplicado em 2020. O trabalho será realizado pela Rede Vírus, criada, em fevereiro, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para trabalhar no combate de viroses emergentes, tendo o coronavírus e o influenza como foco inicial. A Rede Vírus é formada por representantes do Ministério da Saúde, além de entidades científicas e de unidades de pesquisa. A Rede Vírus vai definir uma agenda de prioridades e pesquisas para poder depois começar o trabalho de combate das viroses no país, com a atuação sendo especifica na área da pesquisa científica, auxiliando o Ministério da Saúde.
O grupo já trabalha discutindo formas de trocar informações e colaborações entre outros países visando o combate ao coronavírus, além do mapeamento e da identificação da origem do vírus.
0 Comentários