A Prefeitura de São Gonçalo dos Campos, através da Secretaria de Saúde, promoveu a capacitação com o tema "Suporte Básico de Vida" no Hospital Municipal Professor José Maria de Magalhães Neto, nessa quarta-feira (19) para os profissionais que atuam na área de saúde.
O palestrante especialista em cardiologia e hemodinâmica, Paulo Roberto, explica que a capacitação faz parte do Núcleo de Educação Permanente. "O nosso enfoque foi a parada cardiorrespiratória e a assistência de enfermagem dentro do hospital com o paciente crítico que está em parada respiratória. Nosso maior enfoque foi esse, como a enfermagem deve agir, como a enfermagem vai fazer para ajudar a equipe médica a entubar o paciente, como reanimar e manter o paciente estável.", relatou.
Para o socorrista do município Israel Santos, conhecido popularmente como Tafarel, a capacitação foi importante para instruir a equipe caso ocorra situações inesperadas. "Foi comprovado através de pesquisa que uma ressuscitação cardiopulmonar bem feita dá 50% de chance ao paciente praticamente morto de reviver.", destacou. Segundo Tafarel, situações de parada cardiorrespiratória são frequentes no município e alerta que ao sentir dores fortes no tórax, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima. (PM/SGC)
0 Comentários