Na determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), também fica exposto que os consumidores também deverão ter fácil acesso à esta lista. Assim, tendo o direito de bloquar, quando desejar as ligações indesejadas.
A medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Caberá às empresas divulgar o meio pelo qual as pessoas deverão solicitar o bloqueio de seu número.
O consumidor que tiver seu número nessa lista deixará de receber ligações de telemarketing apenas das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.
Robôs na mira
A lista nacional bloqueia também as ligações realizadas por robôs. Com o telemarketing automatizado, as operadoras passaram a usar um discador que recebe uma lista de telefones para fazer as ligações. Após isso, as chamadas passadas para atendentes ou o consumidor ouve uma gravação ao atender.
Casos de ligações mudas ou que caem ao atender costumam ocorrer por falhas no sistema ou porque não há atendentes para o robô passar a ligação. Esse sistema também faz com que as ligações sejam repetidas para o mesmo consumidor no decorrer do dia. Fonte: Correio*
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