A ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, morreu nesta terça-feira (12), aos 63 anos, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ela lutava contra um câncer no pulmão. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, do Governo da Bahia e o Geledés Instituto da Mulher Negra confirmaram a informação.
Doutora em sociologia pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, Luiza foi uma das políticas mais influentes quando o assunto era negritude e gênero. Graduou-se em administração pública e empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e veio para Salvador no ano de 1979. Na capital baiana, atuou em movimentos sociais, como o Movimento Negro Unificado (MNU) e foi mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Nos anos de 2001 e 2005, passou também por programas da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia e ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de 2011 a 2014, durante o governo da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Ainda não há informações sobre o sepultamento.
Por Redação GN | Fonte: Metro1
0 Comentários