As marcas estão inseridas em nosso cotidiano. Aonde formos, nos deparamos com algum logotipo. Essa presença constante é o resultado das estratégias de marketing das empresas, que visam estar sempre vivas na mente de seus e se tornarem (ou continuar a ser) um referencial em sua área de atuação.
Anualmente, a Interbrand (expert mundial em tudo ao que diz respeito às marcas) publica o ranking das 100 marcas globais mais valiosas. Para a formação desse ranking, são levados em consideração o desempenho financeiro do produto ou serviço da marca, o papel de influência que a marcam realiza na hora da escolha do consumidor e o poder que possui para comandar um preço Premium, ou garantir os lucros.
No ano de 2015, no primeiro lugar, temos uma gigante do mercado tecnológico, a Apple. Podemos dizer, sem medo algum, que o Iphone é o smartphone mais popular do planeta. Não só o Iphone, mas todos os produtos Apple caíram nas graças do público. Tal popularidade contribuiu para esse primeiro lugar, assim como para o seu valor de marca em 2015.
Ocupando a segunda posição, temos outra gigante do setor tecnológico, o Google. Praticamente todas as pessoas da Terra já tiveram acesso a uma página de pesquisa do Google. A empresa possibilitou até o surgimento de um novo verbo, to google, que significa realizar uma pesquisa na internet por meio dessa ferramenta de busca, sendo encontrado nos principais dicionários. Hoje, o Google oferece muito mais ferramentas do que apenas uma maneira de realizar uma pesquisa na internet, ferramentas essas que sem as quais não podemos viver, praticamente.
Ainda no Top 5, temos a Coca-Cola, a Microsoft e a IMB, em terceiro, quarto e quinto lugares respectivamente. É importante ressaltar que a Coca-Cola já dominou esse ranking alguns anos atrás. Todavia, não podemos deixar de perceber a importância da marca Coca-Cola, que hoje é praticamente um patrimônio da humanidade. É quase impossível observar algo vermelho e não lembrar-se da marca.
Podemos dizer que o fato de várias marcas da área de tecnologia estarem locadas nas primeiras posições e o fato da Coca-Cola não ser mais o primeiro lugar, refletem algumas mudanças nos hábitos da sociedade atual. Cada vez mais estamos dependentes dos recursos tecnológicos. Nos comunicamos mais no ambiente virtual do que no real. Em relação à Coca-Cola, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar, buscando hábitos de vida mais saudáveis. Digamos que ingerir refrigerantes não dialoga com um estilo de vida saudável, por mais que a Coca-Cola invista em propagandas que incitam uma vida melhor.
Ainda nesse ranking, encontramos várias outras empresas ligadas a área tecnológica, tais como a Samsung (7° posição), HP (18° posição) e o Facebook (23° posição). Temos ainda o McDonalds, no segmento de restaurantes (9° posição), Chevrolet, atuante no setor automotivo (85° posição), a Disney (13° posição) e a Nike (17° posição). Infelizmente, nenhuma marca de origem brasileira consta na lista. A lista completa pode ser encontrada na página da Interbrand.
Por Redação BGO | Fonte: Publicitários Social Club
0 Comentários