Os usuários de planos de saúde passam a contar com mais uma nova ferramenta para avaliar as operadoras, com base nas reclamações recebidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebe. A ferramenta já foi disponibilizada nesta sexta-feira (25) na página da agência reguladora (http://www.ans.gov.br/espaco-da-qualidade/indice-de-reclamacoes). Segundo a ANS, o novo Índice de Reclamações aprimora o cálculo do ranking das mais reclamadas, dá mais transparência e funcionalidade e ajuda o beneficiário na escolha ou avaliação do seu plano. A ferramenta tem mais dois novos indicadores, como a conduta da operadora para resolver conflitos e os principais motivos das reclamações, além do número de queixas. O Índice Geral de Reclamações indica a média de manifestações dos beneficiários nos últimos três meses; o Percentual de Finalizações Assistenciais indica a quantidade de demandas resolvidas consensualmente; e o Índice de Abertura de Processo Administrativo aponta as infrações que levaram a processos na ANS. O índice será atualizado mensalmente e os dados serão disponibilizados com ranking e gráficos. Também é possível consultar os indicadores de cada operadora individualmente. O cálculo da ANS computa as reclamações feitas pelo telefone, internet, carta e presencialmente. A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) enviou contribuições para a agencia para avaliar os novos indicadores. A entidade afirma que o bom relacionamento com o consumidor de planos “é um dos temas estratégicos para a FenaSaúde e suas associadas”. A federação ressalta ainda lançou recentemente o Guia de Reajustes dos Planos e Seguros Privados de Saúde, além do Guia do Consumidor, com informações gerais, e o Guia da Gestante.
Por Redação BGO | Fonte: Bahia Notìcias
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