ÚLTIMAS NOTÌCIAS

6/recent/ticker-posts

ads

Bahia abre 10 mil vagas para cursos técnicos a partir de segunda-feira (20)

No mercado de trabalho, quem não tem qualificação acaba não tendo muitas escolhas. Mas, para jovens e adultos que estão em dívida com a conclusão da educação básica e se preocupam com qualificação profissional, a história pode ser outra.

Nesta segunda-feira (20), a rede estadual de ensino inicia as inscrições para mais de 10 mil vagas em com mais de 52  cursos técnicos. Enfermagem, Administração, Redes de Computadores são algumas das opções.

Em todo o estado, são 10.035 vagas, 4.300 delas na Região Metropolitana de Salvador - capital, Simões Filho e Camaçari. As inscrições seguem até quinta-feira (24).

São três modalidades de formação, cada uma para um público em diferente grau de escolaridade. Os candidatos devem saber ler e escrever, ter mais de 18 anos e já ter feito pelo menos uma série do ensino fundamental.

As vagas ofertadas atendem a dois programas: o de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores Integrada à Educação de Jovens e Adultos em nível fundamental e o de Educação Profissional Técnica (nível médio). No primeiro programa, pode participar quem já concluiu o fundamental e quer fazer o ensino médio junto com o técnico. Nesse caso, deve se inscrever no Proeja Médio, que reserva mais da metade das vagas: 5.515.

Quem não concluiu o fundamental tem a chance de fazê-lo junto com um curso técnico, em 2 anos e meio. Para essa modalidade, conhecida como o Proeja Fundamental, há 315 cadeiras reservadas nas escolas participantes.

Não há uma seleção para nenhuma das duas modalidades: basta consultar a escola que oferece o curso que deseja (ver ao lado) e se inscrever.

Outras 4.205 vagas foram abertas para atender uma lista de espera de um sorteio eletrônico feito no final do ano passado (inicialmente, para atender as vagas do 1º semestre) do programa Médio Subsequente (Prosub), também conhecido como pós-médio. Nessa categoria, são atendidos apenas estudantes que já concluíram o ensino médio e querem retornar para a escola para aprender uma profissão de nível técnico, em dois anos.

Esses estudantes serão convocados, entre 20 e 24 deste mês, para comparecer à escola e efetuar a matrícula. É preciso ficar atento à relação da lista de espera no site da secretaria: www.educacao.ba.gov.br
Opções
São 52 opções de cursos técnicos divididos em 10 áreas, que são nomeadas pela secretaria como Eixos Tecnológicos. Os eixos são: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Segurança e Turismo e Hospitalidade.
Entre as novidades, a Secretaria da Educação destaca o novo curso na área de Serviços Jurídicos, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão, em Guanambi, no Sudoeste. Fonte: Correio 24

Postar um comentário

0 Comentários