Grávidas e recém-nascidos do município de São Gonçalo dos Campos ganharam um novo reforço para proteção contra o tétano, coqueluche e difteria. Desde o dia 5 deste mês de dezembro, em todas as onze USF – Unidade de Saúde da Família, foi implantada pela Secretária Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica, a vacinação Tríplice Acelular (dPta).
A vacina dPta deverá ser aplicada em mulheres entre a 27ª e a 36ª semana de gestação. Ela gera proteção da mãe para o filho. Além de se proteger, a mãe passa anticorpos para o seu bebê ainda no período de gestação, garantindo à criança imunidade nos primeiros meses de vida.
Conheça um pouco das três doenças que são evitadas com a aplicação da vacina dTpa:
· Difteria – Doença bacteriana grave que causa infecção na garganta com o surgimento de placas na orofaringe, podendo atingir também o coração, o sistema nervoso central, os rins e o fígado. Os sintomas principais são causados pelo toxoide diftérico produzido pela bactéria.
· Coqueluche – Doença grave, responsável por grande mortalidade entre lactentes. Causa infecção do trato respiratório e caracteriza-se por acessos de tosse intensos, com prejuízo significativo do estado geral. Muito grave em crianças, especialmente nos menores de 1 ano, ocorre também em adultos, na maioria das vezes com quadros de tosse seca prolongada.
· Tétano – Doença bacteriana rara, virtualmente inexistente em países desenvolvidos graças à vacinação. Ocasiona quadro grave de hipertonia e espasmos musculares que podem levar ao óbito. Ocorre após ferimentos profundos ou, após o nascimento, com contaminação do coto umbilical em filhos de mães não imunizadas.
É necessária a apresentação do cartão de acompanhamento da gestante ao comparecer à unidade de saúde.
Fonte: São Gonçalo Alerta

