O relatório Hábitos de Consumo, focado no quatro trimestre do ano
passado, revela crescimento de 8% nos gastos com cartões de crédito em
relação a 2023. O estudo apresenta um balanço sobre o comportamento do
consumidor no último trimestre do ano, na Black Friday e nas festas de
fim de ano.
O crescimento foi impulsionado pelo consumo do
público de alta renda e pelas compras digitais, que tiveram aumento de
9% e 15%, respectivamente.
No segmento de serviços de estética e
salões de cabeleireiros, o crescimento ficou em 17% na comparação com o
resultado de 2023. Em seguida, vieram os setores de serviços e
aplicativos de transportes (+14%), bares e restaurantes (+13%) e higiene
pessoal e cosméticos (+12%).
Black Friday digital
Influenciadas
pelas campanhas promocionais e pela natureza da Black Friday, foi
possível destacar que os gastos com cartões de crédito no mês de
novembro de 2024 foram comparativamente maiores em canais
digitais/e-commerce. Entre os segmentos, lojas de departamento (+1 ponto
percentual), eletroeletrônicos (+1p.p.), turismo e viagens (+1p.p.)
apresentaram ligeiro incremento na participação dos gastos em relação às
médias do ano anterior.
A pesquisa foi encomendada pela Elo, empresa de tecnologia de pagamentos do Brasil.
*Agência Brasil

0 Comentários