A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou na última quinta-feira (23) o Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort). O documento mostra que, no mês de dezembro de 2024, houve uma queda no preço da batata. Em compensação, houve alta no preço da cebola, cenoura e tomate.
Segundo o boletim, a batata já havia apresentado queda de preço desde julho de 2024. “A média ponderada de preço dentre as Ceasas caiu 27,33% em relação à média de novembro. A maior oferta paranaense em dezembro foi a razão da baixa nos preços”, explicou a Conab.
Já a alta da cebola é justificada pela transição da safra no mercado. “Em dezembro, configurou-se a nova distribuição da produção de cebola no país. A partir de então, a Região Sul passou a ser o principal ofertante dos mercados”, relatou a companhia.
O tomate registrou um aumento de mais de 18%, justificado pela grande oferta ocorrida durante os meses anteriores, o que provocou a redução dos preços e, posteriormente, o aumento deles. A Bahia e o Goiás enviaram poucas safras de cenoura ao mercado, concentrando a oferta em Minas Gerais, o que resultou na alta dos preços pelo segundo mês consecutivo.
A Conab registrou alta nos preços da banana, maçã e melancia, enquanto foi verificada queda no preço da laranja e do mamão. A alta no preço da maçã é decorrente da queda da comercialização. Já na Banana, o crescimento é resultado da queda da oferta.
Segundo a Conan, a alta da melancia é "em parte por causa da demanda estagnada em alguns centros consumidores devido à presença de chuvas e queda das temperaturas”.
O preço da laranja caiu, mas segue
elevado. Já o mamão apresentou redução da comercialização nas Ceasas e
elevação das cotações, o que é resultado de uma queda nas colheitas dos
tipos papaia e formosa. *FB
0 Comentários