Maragogipe será palco da 1ª edição do Recôncavo Afro Festival (RAF) entre os dias 28 e 30 de novembro de 2024. Após realizar etapas em Cachoeira e São Félix, o evento chega à cidade com uma programação que celebra a cultura do Recôncavo Baiano, com destaque para apresentações de grupos locais, como a Orquestra Popular de Maragogipe e Os Mascarados, manifestação centenária reconhecida como patrimônio cultural imaterial da Bahia.
O festival é organizado em quatro eixos principais: artes visuais, artes cênicas, audiovisual e música instrumental. Durante os três dias, o público terá acesso a exposições artísticas, feira de empreendedorismo, apresentações musicais, e exibições de filmes produzidos no Recôncavo, como Café com Canela, de Glenda Nicácio. A programação reforça a valorização e a troca de experiências entre os diversos produtores culturais da região.
De acordo com Luciana Brasil, coordenadora-geral do evento, o RAF busca integrar artistas e promotores de cultura de diferentes localidades do Recôncavo.
“Nosso objetivo é criar uma rede de intercâmbio cultural, promovendo encontros entre os artistas de Maragogipe e de outras regiões. Queremos fortalecer a identidade cultural desta cidade, reconhecida por sua história e tradições”, afirmou.
O evento é uma iniciativa da Odé Produções e da Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal e patrocínio da Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com o suporte da Prefeitura Municipal de Maragogipe e do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Superintendência de Fomento ao Turismo.
Sobre Os Mascarados de Maragogipe
Reconhecidos como patrimônio cultural imaterial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) desde 2009, Os Mascarados de Maragogipe são figuras carnavalescas caracterizadas por fantasias coloridas e identidades ocultas. A tradição remonta ao século XIX e é um dos símbolos mais emblemáticos do carnaval local, atraindo visitantes e estudiosos interessados em preservar as manifestações culturais da região. *FR
0 Comentários