Na noite de ontem (05), a Casa da Cultura Galeno D’Avelírio foi palco do lançamento da primeira edição da Feira Literária de Cruz das Almas, a FLICRUZ. O evento, organizado pela Academia Cruzalmense de Letras com o apoio do mandato do vereador Pablo Rezende, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Fundação Galeno D’Avelírio, da Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado, marcou um importante momento para a literatura local e regional.
Com o lema “FLICRUZ a palavra que pulsa e borda no interior”, a feira tem como objetivo promover a literatura cruzalmense, do Recôncavo e de toda a Bahia, incentivando o acesso ao livro e à leitura, especialmente entre os jovens. A primeira edição da FLICRUZ vai acontecer nos dias 4 e 5 de julho, e homenageará Zinha Costa, ocupante da 16ª cadeira da Academia Cruzalmense de Letras, que faleceu neste ano. Zinha Costa, uma centenária escritora e artesã, inspirou o lema do evento, refletindo sua sabedoria e vitalidade.
Para o coordenador de Políticas para a Juventude, Nivaldo Millet, a FLICRUZ traz um potencial extremamente importante para a juventude. “Este novo ciclo tem um lugar profundamente significativo e efetivo. Nossa juventude tem a capacidade de formular ideias, de se expressar, e está aqui para demonstrar que se interessa por leitura, sim. Devemos democratizar e tornar a leitura acessível a todos.”
A parte cultural do evento ficou por conta do poeta José Carlos Vaz que declamou poesias que encantaram o público e o forrozeiro Cauã Mafra encerrou o lançamento cantando sucessos do forró, que animou a todos com sucessos do forró, fazendo todo mundo dançar.
A abertura contou com a presença de ilustres convidados, incluindo Pablo Rezende, coordenador da FLICRUZ, vereador de Cruz das Almas e criador da Academia Cruzalmense de Letras; Hermes Peixoto, presidente da Fundação Galeno D’Avelírio; Sara Carneiro, presidente da Academia Cruzalmense de Letras; Georgina Gonçalves, reitora da UFRB; Denise Ramos, representante da Fundação Pedro Calmon – SECULT; Nivaldo Millet, coordenador geral de Políticas para a Juventude da Bahia; e Jamile Menezes, escritora, ilustradora e autora do livro “As escolas de Joana”.
Durante o evento, Pablo Rezende destacou o esforço e a dedicação de todos os envolvidos na realização da primeira feira literária “A gente quer despertar o prazer pelo livro e pela leitura. A gente quer valorizar e incentivar a partir dos nossos escritores, dos escritores do Recôncavo, da cultura do livro e da leitura. Nós não estamos nos propondo ser melhor e nem maior do que nenhuma feira. Nós estamos aqui plantando uma semente,feita em mutirão para que possamos um dia celebrarmos a grande Feira Literária de Cruz das Almas, não pelo tamanho, mas pela sua história.”, afirmou.
A programação da FLICRUZ inclui palestras, oficinas, lançamentos de livros e atividades culturais, criando um espaço especial para a celebração e promoção da rica literatura da região.
A primeira edição acontecerá na Universidade Federal do Recôncavo da
Bahia (UFRB) e no CETEP Recôncavo. A feira representa um marco
significativo na valorização da cultura e da literatura que florescem no
coração do povo de Cruz das Almas. A expectativa é que a feira
literária se torne uma tradição anual, fortalecendo o cenário cultural
da Bahia e estimulando cada vez mais pessoas a mergulharem no universo
transformador da leitura. *FN
0 Comentários