Campeão inédito da Série B e de volta à primeira divisão após um hiato de cinco anos, o Vitória planeja uma temporada recheada em 2024. A diretoria do clube estipulou metas de desempenho, incluindo alcançar as finais da Copa do Nordeste e Campeonato Baiano, além das oitavas da Copa do Brasil. Um objetivo que renderia ao Leão um total de 67 partidas no ano que vem – ou seja, nove jogos a mais que em 2023. Mas há a chance de entrar em campo até 73 vezes.
A temporada rubro-negra começa com o torneio estadual, entre 14 de janeiro e 4 de abril. São nove partidas garantidas pela primeira fase, somadas aos duelos de ida e volta das semis e da final. Assim, se chegar à decisão, o Vitória entrará em campo pelo Baianão 13 vezes.
Para cumprir o objetivo, porém, o time precisará acabar com um jejum incômodo. O Leão não alcança o mata-mata da competição há cinco anos, desde 2018. Já o último título foi conquistado há seis, em 2017.
Esse não é o único tabu que o clube planeja encerrar em 2024. Um dos maiores vencedores da Copa do Nordeste, com quatro títulos, o Vitória não disputa a Orelhuda desde 2010. Se retornar à decisão da competição, faria 12 partidas. A conta inclui as oito rodadas na etapa de grupos, jogos únicos pelas quartas e semi, e ida e volta na final.
Vale lembrar que, em 2023, o Leão teve que jogar o pré-Nordestão. A equipe superou Cordino (2×1) e Jacuipense (1×0), mas parou na fase de grupos da competição. No ano que vem, o regional está previsto para acontecer entre os dias 4 de fevereiro e 9 de junho.
Na Copa do Brasil, o Vitória terá um benefício. O título da Série B de 2023 rendeu ao rubro-negro uma vaga direta na terceira fase, a partir de 1º de maio. Assim, não passará o sufoco dos duelos únicos, realizados nas duas primeiras etapas. Em 2023, foi justamente em sua estreia na competição que o time baiano foi eliminado diante do Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro, quando foi derrotado por 2×0.
A meta da diretoria é, em 2024, chegar à quarta fase (oitavas de final), o que renderia quatro partidas pela competição. Mas o time pode repetir seu melhor desempenho até aqui, quando disputou a decisão em 2010. Naquela edição, o Leão ficou com o vice-campeonato, perdendo para o Santos de Neymar na decisão. Se voltar à final, o clube faria um total de dez jogos no mata-mata.
Por fim, há o Brasileirão e suas 38 rodadas garantidas, entre os dias 14 de abril e 8 de dezembro. Para este retorno após cinco anos, a diretoria rubro-negra planeja que o Vitória se mantenha ao menos na primeira divisão, encerrando na 16ª colocação. Mas o presidente Fábio Mota já assumiu que o sonho é buscar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025.
O mínimo de partidas para o próximo ano é de 57. Neste caso, o Leão teria que repetir a queda nas primeiras fases do Baianão e da Copa do Nordeste, assim como se despedir da Copa do Brasil em sua estreia, após as duas partidas da terceira fase.
Campeonato Baiano:
Entre 14 de janeiro e 4 de abril
Mínimo: 9 jogos
Máximo: 13 jogos
Objetivo traçado: disputar a final
Copa do Nordeste:
Entre 4 de fevereiro e 9 de junho
Mínimo: 8 jogos
Máximo: 12 jogos
Objetivo traçado: disputar a final
Copa do Brasil:
Entre 21 de fevereiro e 10 de novembro*
Mínimo: 2 jogos
Máximo: 10 jogos
Objetivo traçado: quarta fase (oitavas de final)
Série A do Campeonato Brasileiro:
Entre 14 de abril e 8 de dezembro
38 jogos garantidos
Objetivo traçado: 16ª posição
*Correio da Bahia
0 Comentários