Dois homens foram presos por suspeita de estupro de vulnerável, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, nesta quinta-feira (18), dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Um dos suspeitos tem 43 anos e foi condenado a nove anos e quatro meses por ter abusado sexualmente de uma sobrinha. A idade dela não foi divulgada.
Já o outro preso tem 66 anos e é suspeito de estuprar a neta, que também não teve a idade divulgada, e uma outra garota, de 12 anos, em 2020.
A dupla foi encaminhada para o Complexo Policial do Sobradinho, em Feira de Santana, e está à disposição da Justiça.
As prisões ocorreram devido a operação de combate à exploração sexual infantil, que foi batizada como ”Caminhos Seguros”. A ação foi realizada pela Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), com o apoio de uma equipe da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).
Em 2022, foram registrados mais de 3 mil casos de estupro de vulnerável na Bahia, um número 64% maior do que o contabilizado em 2021, conforme foi informado pela Polícia Civil.
Sinais
Os sinais demonstrados pela criança ou pelo adolescente variam. Porém, segundo a psicólogaThaís Machado, entrevistada pelo g1, alguns comportamentos são comuns e podem servir como um alerta para pais e responsáveis.
- Mudança repentina de comportamentos e hábitos: alterações de humor, agressividade, pânico e medo. Também é importante perceber se mudança de comportamento está associado a alguma pessoa específica.
- Alterações de sono: insônia e incidência de pesadelos, por exemplo.
- Falta de concentração
- Aparência mais descuidada
- Problemas de saúde: vômitos, doenças com fundo psicológico, como doenças de pele, infecções sexualmente transmissíveis.
As pessoas podem denunciar casos à Polícia Militar, através de 190. Outro canal que é possível acionar é o Disque Direitos Humanos, popularizado como Disque 100. *G1
0 Comentários