A Secretaria de Saúde de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, divulgou neste domingo (18) o registro de um caso ativo de meningite meningocócica na cidade. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), também confirmou a notificação.
O paciente, de 41 anos, está internado no Hospital Geral Cleriston Andrade, em Feira de Santana, desde o sábado (17). Não há detalhes se este é o primeiro registro da doença na cidade este ano.
De acordo com Carlita Correia, coordenadora da Vigilância, os casos de meningite meningocócica (bacteriana) podem ter uma evolução muito rápida, levando à morte.
A coordenadora da Vigilância informou ainda que já foram identificadas as pessoas que o paciente teve contato e elas estão sob vigilância e monitoramento da equipe de referência da vigilância epidemiológica.
A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada.
Os principais sintomas de meningites bacterianas costumam aparecer em pouco tempo. São eles, ainda de acordo com o Ministério da Saúde:
- Febre alta;
- Mal-estar;
- Vômitos;
- Dor forte de cabeça e no pescoço;
- Dificuldade para encostar o queixo no peito;
- Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (em alguns casos).
Além disso, nos bebês, os seguintes sintomas são mais comuns:
- Moleira tensa ou elevada;
- Gemido quando tocado;
- Inquietação com choro agudo;
- Rgidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”, largado.
*G1
0 Comentários