Após dois anos do início da pandemia da Covid-19, a expectativa é de que o estado receba cerca de 6,2 milhões de turistas durante o verão, segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). A informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (12), onde também foi lançada a “Operação Verão 2023” da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).
Para atrair os visitantes, o órgão estadual elaborou o Plano Viva Turismo Bahia, que é baseado em quatro pilares. São eles: biossegurança sanitária, obras de infraestrutura, promoção do destino Bahia e capacitação de mão de obra.
Além disso, foi criado o Programa Bahia Receptivo, que tem como objetivo orientar os turistas sobre os locais disponíveis para visitação, conforme explicou o titular da pasta Maurício Bacellar.
“Vamos ter receptivos de turistas no litoral baiano e na Chapada Diamantina que, apesar de estar do interior do estado, recebe muita visitação durante o ano”, disse.
Essa recepção será feita por guias de turismo e por técnicos da Setur-BA. “Vamos prestar informações aos turistas sobre roteiros, hospedagens, restaurantes, enfim, do que ele tem na Bahia para desfrutar nessa época do ano”, detalhou o secretário.
Sobre a questão da segurança em meio à pandemia, Bacellar detalhou que as normas presentes no decreto estadual que está em vigor devem ser respeitadas como, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns locais.
“É prioridade do governo priorizar vidas, mas os decretos são proporcionais ao comportamento da pandemia. Existem protocolos de biossegurança sanitária específicos. O protocolo de hotéis [é um], [que é] diferente [daquele] para bares e restaurantes, entre outros”, afirmou.
Outra novidade é a retomada de voos de Salvador para Madrid, capital da Espanha, em 21 de dezembro. Eles haviam sido suspensos por causa da pandemia.
Um dos fatores que vai aquecer a temporada é o retorno dos cruzeiros marítimos, que estavam suspensos. Três com cerca de sete mil turistas atracaram nesta segunda-feira (12), em Salvador. Um deles segue para Santos durante a tarde.
Salvador ocupa 10º lugar de destinos mais procurados no verão
Em uma lista divulgada pela Decolar, empresa de viagens da América Latina, a capital baiana aparece em 10º lugar no ranking de destinos nacionais mais procurados para hospedagem nas férias de janeiro de 2023.
O estudo foi realizado com base na procura por hospedagens nacionais no site e aplicativo da empresa para viagens em janeiro do próximo ano, durante a alta estação.
Conforme levantamento, o Rio de Janeiro (RJ) ocupa a primeira posição, seguido de Maceió (AL) e Natal (RN). Confira abaixo:
- Rio de Janeiro (RJ)
- Maceió (AL)
- Natal (RN)
- Fortaleza (CE)
- Foz do Iguaçu (PR)
- Gramado (RS)
- Porto de Galinhas, distrito de Ipojuca (PE)
- Porto Seguro (BA)
- João Pessoa (PB)
- Salvador (BA)
No entanto, para o secretário de Setur-BA, o estado é o principal destino de visitação do país. “A Decolar é uma plataforma digital de vendas de viagens. As pessoas, geralmente, que acessam uma platorma digital, já têm o seu destino escolhido. Ela vai ali pesquisar uma passagem e uma hospedagem mais barata”, disse.
“Um dado da Decolar não é um dado genérico em relação à visita da cidade do Salvador. Eu entendo que a cidade do Salvador está entre os principais pontos de atração turística do Brasil”, complementou.
‘Operação Verão 2023’
Ainda durante a coletiva de imprensa, houve o lançamento da “Operação Verão 2023” da Coelba que, desde setembro, tem realizado um conjunto de ações para reforçar o sistema elétrico que atende as praias baianas.
Conforme a concessionária, foram investidos mais de R$ 135 milhões em obras, serviços de melhoria e manutenção de equipamentos nos locais que historicamente há maior demanda por energia durante a alta temporada.
Durante a operação, cerca de17 mil quilômetros da rede elétrica são inspecionados pelos técnicos da distribuidora e, segundo a Coelba, essa distância equivale a uma viagem de ida e volta de Salvador ao Egito.
A expectativa é de que, até o final de dezembro, sejam realizadas inspeções em 64 subestações, 32 linhas de transmissão e 174 alimentadores, que atendem aos principais destinos turísticos do estado, além de 150 praias contempladas no plano da distribuidora, que não foram detalhadas.
Ainda de acordo com a Coelba, além do litoral baiano, a distribuidora também inspecionou as redes elétricas na região da Chapada Diamantina, como os municípios de Lençóis, Mucugê e Ibicoara, que costumam receber um grande número de pessoas durante o verão.
Este ano, a operação conta ainda com a instalação de 35 novos esquemas de self-healing, que isolam automaticamente a rede elétrica afetada por algum fator externo e reconectam a rede por outro caminho, para garantir o retorno do fornecimento em até 60 segundos. *G1
0 Comentários