As atrações do Festival de Verão 2023 foram divulgadas nesta quarta-feira (23), na Chácara Baluarte, em Salvador. Nomes como Criolo, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Xamã, Ludmilla e Duda Beat estão entre os confirmados. A venda dos ingressos será iniciada em 5 de outubro, por meio da plataforma Sympla.
O evento retornará ao Parque de Exposições de Salvador no próximo ano e será realizado nos dias 28 e 29 de janeiro. Para esta edição, o festival traz como tema “Somos Mundo”, que estimula os conceitos de liberdade, inclusão, acolhimento e diversidade
As apresentações serão em um formato em que os artistas vão subir ao palco juntos para os shows como por exemplo, Criolo convida Ney Matogrosso; Carlinhos Brown convida Duda Beat e Àttooxxá; Ludmilla convida Gloria Groove; Saulo com Marina Sena; Jão convida Pitty; Baiana System e Olodum, além de:
- Ivete Sangalo convida Luedji Luna;
- Margareth Menezes, Majur e Larissa Luz;
- Gilberto Gil convida Caetano Veloso;
- Bell Marques;
- Orochi convida Djonga;
- Filipe Ret convida Caio Lucas;
- Xamã e convidado;
- Léo Santana;
- Ferrugem convida Xande de Pilares;
- Luísa Sonza e convidado.
Apesar das atrações confirmadas, não há detalhes sobre a data em que cada artista irá se apresentar.
O lançamento do festival contou com a participação do ator e músico Lúcio Mauro Filho como mestre de cerimônia, além dos shows de Criolo, Duda Beat, Jão e Margareth Menezes.
Na ocasião, ainda foi anunciado o novo diretor artístico do evento: o cantor e compositor brasileiro, Zé Ricardo. “Queremos que o público se sinta representado e tenha orgulho de fazer parte do evento. Tive o cuidado de escolher as atrações e costurar os encontros com o intuito de entregar um festival plural, multigeracional e acessível para pessoas de todas as idades”, disse.
O Parque de Exposições Salvador abrigou o festival por 17 anos, mas em 2016 a festa foi redirecionada para a Arena Fonte Nova, por pedidos do público em pesquisas de opinião e nas redes sociais, bem como por sua capacidade de ampliação estrutural.
A última edição do Festival de Verão foi em 2020. Depois disso, o evento foi suspenso por três anos, por causa da pandemia da Covid-19.
Causa social
Além da musicalidade e diversidade propostas para o evento, o Festival de Verão 2023 irá abraçar causas sociais e ambientais que reforçam o compromisso dessa nova fase da festa.
Idealizado pelo multi-instrumentista, compositor, produtor e performer Marivaldo dos Santos, o projeto Quabales é responsável pela formação educacional e cultural de crianças, jovens e adultos do bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador. Diante da sua relevância no cenário soteropolitano, a iniciativa contará, ao longo de um ano, com um programa de investimento de recursos por parte do Festival de Verão. A ideia é contribuir com a ampliação do trabalho que já é realizado no local.
“É uma iniciativa fundamental para o nosso projeto, com um impacto positivo enorme na comunidade e o poder de transformar vários cidadãos e famílias. O Festival de Verão e o Quabales tem tudo a ver. O festival é uma explosão de arte e o Quabales é a inclusão pela arte”, afirmou Marivaldo dos Santos.
Na pauta de preservação ambiental, o Festival de Verão terá pela
primeira vez os selos de resíduo zero e evento neutro. O primeiro
garante a não geração, separação, reciclagem e compostagem dos materiais
descartados, e o segundo é conferido aos eventos que neutralizam as
emissões de gases de efeito estufa ao longo da produção com ações
ambientais compensatórias. *G1
Serviço
Festival de Verão Salvador 2023
Quando: 28 e 29 de janeiro
Local: Parque de Exposições de Salvador
Vendas: a partir do dia 5 de outubro, no Sympla
0 Comentários