Governador Mangabeira superou a meta da campanha de vacinação contra a raiva, que aconteceu nas duas últimas semanas. Um total 89,04% de cães e 120.53% dos gatos foram imunizados. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 85%.
Por questões de logística, a campanha foi dividida em diversos setores na sede e na zona rural, o que facilitou a vida dos donos dos pets na hora de levar os bichinhos aos diversos pontos de vacinação.
A raiva é uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem. Tem uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100%. O homem é um hospedeiro acidental na cadeia infecciosa, como o são, até certo ponto, os animais domésticos (cão e gato), sendo o grande reservatório natural representado por animais silvestres.
Esse vírus é transmitido através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos, tanto porque são animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Porém, além do cão e do gato, outros animais contaminados também podem transmitir, como os furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.
A vacina é a única forma de prevenção contra a raiva. Ela é segura e gratuita, constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. A vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles. *ASCOM
0 Comentários