Solenidade marca o dia de comemorações pelos 137 anos de emancipação política de São Gonçalo

ÚLTIMAS NOTÌCIAS

6/recent/ticker-posts

ads

Solenidade marca o dia de comemorações pelos 137 anos de emancipação política de São Gonçalo

 

Um dia de comemorações, assim estar sendo celebrado, neste dia 28 de julho, o aniversário de 137 anos de emancipação política de São Gonçalo dos Campos. Os festejos começaram com uma alvorada logo ao amanhecer e, às 8:30h teve início a missa solene realizada pelo Pe. José Augusto, na igreja Matriz. Após a missa, seguiu o cortejo ao som da Lira São-Gonçalense até a Câmara Municipal, onde este ano houve apenas o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e do município, e, em seguida partiram para o prédio oficial da Prefeitura Municipal da cidade, localizado na Avenida Hanibal Pedreira, inaugurado em 1933, que após mais de dez anos fechado, acontece sua reinauguração e reabertura.

A reforma foi iniciada timidamente na última gestão do ex-prefeito Antonio Dessa Cardoso (2012/2016), teve parte realizada também no final da gestão do ex-prefeito Carlos Germano (2017/2020), e agora, com a continuidade da atual gestão, o prédio encontra-se com sua reforma parcialmente concluída, restando apenas pouquíssimos trabalhos.

Estiveram presentes o presidente da câmara, Josué Oliveira, popularmente conhecido como Joca, e demais vereadores, o ex-prefeito Carlos Germano, assim como o atual prefeito, seu vice Rafael Mendes, secretários, a Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar e uma pequena parte da sociedade civil.

São Gonçalo dos Campos

São Gonçalo dos Campos é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado a 108 km da sua capital, Salvador, a cidade está na Região Metropolitana de Feira de Santana. Sua população estimada em 2020 era de 37 942 habitantes, sendo o segundo município mais populoso da RMFS. Conhecida como cidade Jardim, pelo seu alto índice de arborização e árvores centenárias. É banhado pelo Rio Jacuípe e possui uma vegetação que alterna Florestas Tropicais e Cerrados. Está geograficamente e historicamente no recôncavo baiano.

História

Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos.

O Município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, que foram desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 Retomou a denominação atual. Antigamente os enfermos de tuberculose iam até a São Gonçalo, pois seu clima era considerado propício ao tratamento e existe arquivos e pessoas que comprovam que D.Pedro II passou por são gonçalo para se curar de tuberculose.

A sede, criada freguesia com a denominação de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, foi elevada em 1689 à categoria de cidade por Lei Estadual de 25.06.1895. *São Gonçalo Agora

Postar um comentário

0 Comentários