A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou em "Comunicado de Alerta" última terça-feira, 04, que foram detectados novos casos de pessoas infectadas com variantes do coronavírus de Manaus e do Reino Unido circulando no estado.
De acordo com o comunicado, até terça, 04, foram confirmados 93 casos da variante P.1, de Manaus, sendo que 40 deles necessitaram de hospitalização e 29, evoluíram para óbito.
Os registros ocorreram nos municípios de Amargosa, Anguera, Brumado, Camaçari, Cipó, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mutuípe, Porto Seguro, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santaluz, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Serra Preta, Serrinha e Tanhaçu.
Com relação à variante do Reino Unido, B.1.1.7, foram notificados 13 casos confirmados, sendo que 2 necessitaram de hospitalização e 2 evoluíram para óbito. Os registros são de Ilhéus, Itapetinga, Lauro de Freitas, Prado e Salvador.
A recomendação da Sesab é que as pessoas evitem viagens desnecessárias, principalmente para essas cidades, além do uso imprescindível de todas as medidas de prevenção.
“As variantes identificadas demandam especial atenção do Poder Público e da população em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e maior gravidade do quadro clínico. Diante do exposto, alertamos sobre a necessidade do rastreamento e isolamento dos casos confirmados da Covid-19, bem como, de casos suspeitos entre comunicantes dos indivíduos infectados pelas variantes de atenção", alerta o órgão.
Ainda de acordo com a secretaria, é mais que necessário ações de combate, educação e comunicação em saúde destinadas a orientar os munícipes sobre a prevenção e colaboração nessa guerra contra a pandemia. (As informações foram confirmadas ao portal pela assessoria de comunicação do Estado).
Apesar
do alerta e sérias recomendações da Sesab, São Gonçalo dos Campos, uma
das cidades citadas e que recebeu a notificação nesta quarta-feira, 05,
ainda não deu início a nenhuma ação recomendada, bem como, informou com
amplitude a população. *Sesab
0 Comentários