Começam nesta terça-feira, 26, e vão até sexta-feira, 29, as inscrições para o processo seletivo do novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2021, com resultado divulgado no dia 2 de fevereiro. A candidatura já pode ser feita pelo portal do programa, onde o estudante encontra o cronograma completo do processo seletivo. Neste ano serão oferecidas 93 mil vagas.
Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e ofertados por instituições privadas de educação superior aderentes ao programa.
O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando, segundo o governo federal, juros zero a quem mais necessita do programa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
O que mudou
Além de possibilitar juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato, quem financia começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.
Quem pode participar
O programa do MEC é destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação e contempla o indivíduo que possui renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Para concorrer, é necessário ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010 até a mais recente realizada, tendo obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Além disso, tem prioridade na seleção o candidato que não tenha concluído o ensino superior nem tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil anteriormente.
Como se inscrever
O candidato deve acessar o sistema de inscrição por meio do site do Fies e seguir as instruções.
Como os pré-selecionados se inscrevem
Os pré-selecionados na chamada única do Fies têm o prazo para complementar a inscrição de 3 a 5 de fevereiro.
Já os candidatos não pré-selecionados serão incluídos automaticamente na lista de espera e podem disputar uma das vagas. A convocação por meio desta lista de espera será entre 3 de fevereiro e 18 de março.
Pelo regulamento, os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.
O edital do processo seletivo do Fies pode ser acessado pela página oficial do programa.
Confira cronograma
- 26 a 29 de janeiro
Inscrições
- 2 de fevereiro
Caso tenha sido pré-selecionado, complemente sua inscrição no período de 3 a 5 de fevereiro
- 3 a 5 de fevereiro
Complementação das informações da inscrição para candidatos pré-selecionados na chamada única do Fies
- 3 de fevereiro a 18 de março
Os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção
Fies do 2º semestre de 2021
Na segunda-feira, 25, o MEC também publicou no Diário Oficial da
União informações como as regras de ofertas de vagas pelas instituições
particulares de ensino superior e inscrição dos candidatos para o
processo seletivo do Fies do 2º semestre deste ano. No entanto, o
cronograma será divulgado posteriormente. *Estadão Conteúdo
0 Comentários