ÚLTIMAS NOTÌCIAS

6/recent/ticker-posts

ads

AgĂȘncia Europeia aprova vacina da Pfizer/Biontech na UE

 

A diretora da AgĂȘncia Europeia do Medicamento anunciou que a instituição decidiu aprovar a comercialização da vacinacontra aCovid-19, desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer.

"Anuncio que o comitĂȘ cientĂ­fico da EMA se reuniu hoje e recomendou uma autorização condicional de mercado na UE para a vacina desenvolvida pela BioNTeche pela Pfizer. A nossa opiniĂŁo cientĂ­fica abre caminho Ă  primeira autorização de mercado para uma vacina contra acovid-19 na UE", anunciou adiretora-executiva da entidade que regula a aprovação de medicamentos na UE,EmerCook.

Segundo o parecer desta entidade, a vacina "apresenta mais benefícios do que riscos" no que concerne à segurança contra a doença. No entanto, a mesma só poderå ser aplicada a pessoas com mais de 16 anos.



 

Numa conferĂȘncia de imprensa desde Amesterdan, Cook apontou que a decisĂŁo "Ă© vĂĄlida para os 27 Estados-membros, ao mesmo tempo", e comentou que a mesma constitui "um passo significativo em frente na luta contra esta pandemia".

O comitĂȘ de avaliação informou que concluiu uma avaliação rigorosa Ă  vacina Comirnaty, concluindo por consenso que estĂŁo agora disponĂ­veis dados suficientemente "sĂłlidos sobre a qualidade, segurança e eficĂĄcia da vacina" para recomendar uma autorização formal condicional de comercialização. Isto proporcionarĂĄ um quadro controlado e robusto para apoiar as campanhas de vacinação a nĂ­vel da UE e proteger os cidadĂŁos da UE.

O parecer cientĂ­fico da AgĂȘncia do Medicamento abre assim caminho para a comercialização da primeira vacina contra a doença na UniĂŁo Europeia.Para que a esta vacina possa começar a ser comercializada e administrada na UE, resta agora a aprovação pela ComissĂŁo Europeia, o que deverĂĄ acontecer no espaço de 48 horas, permitindo assim que a campanha de vacinação arranque nos Estados-membros a partir de 27 dedezembro, como anunciara a presidente do executivo comunitĂĄrio, UrsulavonderLeyen. *NotĂ­cias ao Minuto

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios