A Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde de São Gonçalo dos Campos, lançam nesta quarta-feira (16) as ações do Novembro Azul, iniciativa que promove o trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e demais cuidados com a saúde do homem. As ações se estenderão até o final deste mês e serão realizas em sua grande maioria nas Unidades de Saúde da Família – USF, espalhadas pelo município.
Compõem o cronograma da campanha: orientações educativas; palestras acerca dos temas; exames preventivos e específicos, cuidados com a hipertensão arterial, diabetes entre outros.
O propósito é conscientizar a sociedade masculina para a quebra de tabus, ainda existentes na maioria dos homens quando o assunto é “procurar um médico”.
Veja a programação:
Dia 16 - USF da Boa Hora (manhã)
Dia 16 - Atividades na fábrica Menendez Amerino (manhã)
Dia 18 - USF da Lavanderia (manhã)
Dia 22 - Centro de Recuperação Nova Vida, distrito de Magalhães (manhã)
Dia 22 - USF da Estação (manhã)
Dia 23 - USF do bairro do Gravatá (manhã)
Dia 24 - USF do povoado do São João (manhã)
Dia 29 - USF do povoado de Santana (manhã)
Dia 30 - USF do povoado da Boa Vista (manhã)
Dia 30 - USF do distrito de Mercês (manhã)
Dia 30 - USF do bairro Murilo Leite (manhã)
O USF do bairro José Sarney está realizando ações de sala de espera sobre o tema, durante todo esse mês.
As informações são da coordenadora da Atenção Básica, Leila Moraes, ao São Gonçalo Alerta.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Ana Paula, o Novembro Azul é fundamental para chamar atenção para a doença (câncer de próstata) e quebrar preconceitos. “Assim como o Outubro Rosa, as atividades do Novembro Azul potencializam o trabalho preventivo. O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que se descoberta precocemente, tem suas chances de cura aumentadas. Por isso é importante desconstruir preconceitos e conscientizar a população masculina da importância da realização dos exames preventivos”.
“Entre os óbitos por câncer, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos” completa a secretária.
Por Redação GN | Fonte: São Gonçalo Alerta
0 Comentários