O G4 do Campeonato Brasileiro agora virou G6 e mais dois times vão garantir vaga na Copa Libertadores de 2017 através do torneio nacional. O anúncio oficial aconteceu no final da noite deste domingo e foi realizado pela CBF através das redes sociais. A decisão foi tomada em reunião do Comitê Executivo da Conmebol, em Bogotá, na Colômbia.
A Copa do Brasil continua dando vaga apenas para o campeão. Ou seja, a partir do próximo ano, os clubes brasileiros terão direito a sete vagas na Libertadores. "O Brasil terá mais duas vagas na Copa Libertadores. As duas novas vagas no Brasileirão. Confirmação veio na reunião de hoje (ontem), em Bogotá. Vagas já valem para Libertadores 2017. Brasileirão 2016 com G6", informou a CBF em seu perfil no Twitter.
O anúncio surpreendeu quem esperava um G5 para o Campeonato Brasileiro deste ano, como chegou a ser ventilado durante a semana passada. Essa decisão reconfigura a competição faltando dez rodadas para o término do campeonato.
Por exemplo: clubes que já viam a vaga na Libertadores como algo distante terão um ânimo novo. Hoje, o quarto colocado, o Santos, tem 48 pontos. Era o último time do G4. Agora, até o Atlético-PR, em sexto lugar, com 42 pontos, já asseguraria uma vaga na Libertadores se o Brasileirão terminasse agora. Corinthians (41), Botafogo (41), Grêmio (40) e até a Chapecoense (39) podem sonhar em garantir um lugar no G6.
Mas não foi só o Brasil que ganhou mais vagas na Libertadores de 2017. Chile, Colômbia e Argentina também terão um participante a mais no torneio continental na próxima temporada, assim como o campeão da Sul-Americana não ficará mais com uma das vagas destinadas ao seu país. Essas alterações fazem parte de uma grande mudança proposta pela Conmebol.
A Libertadores agora terá 44 equipes e será disputada em 42 semanas, e não mais em 27, como aconteceu este ano. Ela começará em fevereiro e irá até novembro. Além disso, dez dos clubes que não se garantirem nas oitavas de final da competição irão para a Sul-Americana, em um formato semelhante ao da Uefa envolvendo a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Outra alteração é que de 2017 em diante, a Libertadores deverá ter sua final disputada em partida única e campo neutro. Na Sul-Americana, o Brasil passará a ter seis vagas garantidas, duas a menos do que atualmente.
Por Redação AEC | Fonte: Agência Estado
0 Comentários