A nadadora Etiene Medeiros, 25 anos, uma das principais esperanças de medalha para o Brasil nas Olimpíadas, foi flagrada no exame antidoping. A contraprova da atleta também deu positivo. Etiene foi pega com a substância Fenoterol, presente em remédio para asma, que foi receitado por um médico particular. O controle foi feito pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), no dia 8 de maio.
Segundo informações do portal UOL, a substância, um broncodilatador, também estimula receptores adrenérgicos de outros órgãos, aumentando a produção de eritropoietina e anabolizantes e, consequentemente, a força de contração cardíaca. "A CBDA já foi notificada do caso e agora está na esfera jurídica", afirmou ao UOL, Sandra Soldan, coordenadora médica da área antidoping da CBDA.
A depender do resultado do julgamento da nadadora, ela poderá ficar de fora dos Jogos do Rio. Ela tem índice para as disputas dos 50 m livre, 100 m livre e 100 m costas. Etiene ainda pode integrar a equipe do revezamento 4 x100 m livre e do 4x100 m medley. Através da sua assessoria, a atleta disse que está tranquila e determinada a esclarecer o assunto e provar sua inocência.
Um dos principais destaques da natação brasileira no Pan de Toronto, em 2015, Etiene foi a primeira mulher do país a ganhar o ouro ao vencer os 100 m costas. Ela ainda levou a prata nos 50 m livre, e o bronze nos revezamentos 4 x 100 m livre e 4 x100 m medley. Ainda em 2015, ela foi a primeira brasileira a ganhar medalha em um mundial de piscina longa, quando conquistou a prata nos 50 m livre.
Por Redação AEC | Fonte: Correio 24h/Esportes
0 Comentários