Em sua mensagem ao Congresso Nacional na sessão solene de abertura dos trabalhos do Legislativo em 2016, a presidente Dilma Rousseff foi alvo nesta terça-feira (2) de vaias e aplausos ao longo de vårios momentos do discurso de 40 minutos aos deputados e senadores.
Da tribuna do plenĂĄrio da CĂąmara, a petista defendeu que Ă© indispensĂĄvel uma reforma nas atuais regras da PrevidĂȘncia Social para manter a sustentabilidade do sistema previdenciĂĄrio. Ela tambĂ©m pediu, entre outros assuntos, apoio do parlamento para aprovar a recriação da CPMF e para impor limites aos gastos pĂșblicos.
"Nos cabe enfrentar desafio maior para polĂtica fiscal, que Ă© a sustentabildiade da PrevidĂȘncia Social em um contexto de envelhecimento da população. No ano passado, a PrevidĂȘncia e o BPC [BenefĂcio de Prestação Continuada] responderam por 44% do nosso gasto primĂĄrio. Mantidas as regras atuais, o percentual tende a aumentar exponencialmente. Um dado ajuda a explicitar nosso desafio: em 2050, teremos população em idade ativa similar Ă atual; jĂĄ a população acima de 65, serĂĄ trĂȘs vezes maior", alertou a presidente ao congressistas. Leia AQUI
Por Redação GN | Fonte: G1

0 ComentĂĄrios