O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, neste domingo (15), que conseguiu, junto ao MinistĂ©rio da Defesa, o envio de duas aeronaves da Força AĂ©rea Brasileira (FAB) para atuar na Chapada Diamantina, para combater os incĂȘndios que atingem a regiĂŁo. A partir desta semana, o apoio do ExĂ©rcito com equipamentos serĂŁo enviados ao local.
Os aviĂ”es da FAB, modelo HĂ©rcules, irĂŁo se juntar aos outros quatro aviĂ”es Air Tractor e dois helicĂłpteros jĂĄ enviadas Ă Chapada Diamantina pelo Governo do Estado. Sete veĂculos estĂŁo sendo utilizados para transporte de bombeiros e brigadistas em ĂĄreas de difĂcil acesso, no combatendo as chamas na regiĂŁo.
TambĂ©m foi disponibilizado pelo ExĂ©rcito Brasileiro trĂȘs carros pipas, quatro jipes marruĂĄ para o transporte de equipamentos e pessoal. Juntamente com os equipamentos o ExĂ©rcito tambĂ©m manda 21 militares para que possam operar esses equipamentos. “A situação Ă© muito crĂtica e ainda nĂŁo estĂĄ controlada, estamos empregando todo o efetivo necessĂĄrio e jĂĄ identificamos uma redução no nĂșmero de focos de incĂȘndio desde a Ășltima sexta”, pontuou o governador.
De acordo com o governo jĂĄ foram investidos cerca de R$ 7 milhĂ”es para combater esse tipo de ocorrĂȘncia. O grupo que atua na regiĂŁo Ă© composto por 57 soldados praças dos bombeiros, 14 oficiais na função de coordenação e comando, sete tĂ©cnicos da Sema/ Inema e 50 brigadistas voluntĂĄrios, para combaterem as chamas diariamente.
As prefeituras de Lençóis, Palmeiras, Wagner, AndaraĂ, Utinga e Iraquara tambĂ©m estĂŁo contribuindo com a disponibilização de sete carros pipas.
Para dar um apoio as equipes de campo, o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tambĂ©m enviarĂĄ hoje mais dois aviĂ”es Air Tractor e um helicĂłptero. “O governo estadual e governo federal estĂŁo atuando em parceira para que os incĂȘndios acabem o quanto antes na regiĂŁo e possamos deixar a comunidade e os turistas mais tranquilos”, completou o governador.
No sĂĄbado (14), Rui determinou a ida do secretĂĄrio do Meio Ambiente, EugĂȘnio Spengler, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, Ă regiĂŁo. Eles sobrevoaram a ĂĄrea atingida pelas chamas e permanecem na cidade de Lençóis identificando outras medidas que poderĂŁo ser tomadas para que o problema seja definitivamente resolvido.
Por Redação GN | Fonte: VN
0 ComentĂĄrios