A Nasa divulgou nesta segunda-feira (28) que a superfície de Marte possui veios estreitos de água salgada líquida escorrendo em suas encostas. As chamadas “linhas de encosta recorrente” surgem durante estações quentes em determinadas regiões do planeta.
As formações já haviam sido reveladas antes em imagens do planeta. No entanto, eram apontadas como originadas de salmouras. Agora, surgiram evidências diretas do fenômeno. Segundo a Agência Espacial, as linhas se alongam durante algum tempo e depois encolhem nas estações frias.
De acordo com a pesquisadora do Instituto de Tecnologia da Georgia, Lujendra Ojha, determinar se a água líquida existe na superfície marciana é central para a compreensão do ciclo hidrológico e para o potencial da existência de vida no planeta.
Ainda segundo Ojha, não é possível dizer que as condições nos córregos de salmoura temporários permitiriam a existência de vida. Ela compara as condições de Marte com as do deserto do Atacama, no Chile, único lugar parecido com essas condições onde já se viu vida.
Por Redação BGO | Fonte: Correio 24h



0 Comentários