Recentemente a internet foi tomada pelas notícias de uma nova funcionalidade apresentada pelo WhatsApp. O recurso em questão permite que os usuários do serviço tenham a opção de saber quando uma mensagem foi recebida e lida pelo destinatário.
De acordo com informações recentes, no entanto, essa atualização do WhatsApp pode estar agora sendo utilizada por alguma empresa ou pessoa (eventualmente mal-intencionada) que tem o intuito de tirar dinheiro dos usuários.
A estratégia que foi descoberta pela empresa de segurança ESET, sugeriu que a ação consiste inicialmente na promoção de links em redes sociais prometendo a desativação do polêmico recurso de “Mensagem Lida”, do serviço de mensagens.
Dessa forma quando um usuário clica no link ele acaba sendo direcionado a uma nova página, que pede para que ele insira o número de seu celular a fim de receber um código capaz de lhe permitir baixar um complemento para bloquear o novo recurso do WhatsApp.
O problema, porém, é que as letrinhas pequenas na parte de baixo da página sugerem ao usuário que ao baixar o complemento ele autoriza a cobrança do valor de R$ 4,70 por mensagem recebida e um máximo de 25 mensagens mensais.
Em declarações recentes, Camillo Di Jorge, diretor geral da ESET (empresa que descobriu a ação) no Brasil, afirmou que ainda não foram encontrados casos no país, ressaltando, contudo que os usuários devem ficar atentos.
“Encontramos alguns casos em diferentes países da América Latina. No Brasil ainda não temos nenhum exemplo, mas é importante sempre alertar os usuários para que não caiam nessa tentativa de ataque”, disse.
Ainda segundo a própria empresa de segurança, a finalidade da estratégia não é a de obter os dados dos usuários em si, mas sim de receber a quantia solicitada em dinheiro. Fonte: ClickGrátis
De acordo com informações recentes, no entanto, essa atualização do WhatsApp pode estar agora sendo utilizada por alguma empresa ou pessoa (eventualmente mal-intencionada) que tem o intuito de tirar dinheiro dos usuários.
A estratégia que foi descoberta pela empresa de segurança ESET, sugeriu que a ação consiste inicialmente na promoção de links em redes sociais prometendo a desativação do polêmico recurso de “Mensagem Lida”, do serviço de mensagens.
Dessa forma quando um usuário clica no link ele acaba sendo direcionado a uma nova página, que pede para que ele insira o número de seu celular a fim de receber um código capaz de lhe permitir baixar um complemento para bloquear o novo recurso do WhatsApp.
O problema, porém, é que as letrinhas pequenas na parte de baixo da página sugerem ao usuário que ao baixar o complemento ele autoriza a cobrança do valor de R$ 4,70 por mensagem recebida e um máximo de 25 mensagens mensais.
Em declarações recentes, Camillo Di Jorge, diretor geral da ESET (empresa que descobriu a ação) no Brasil, afirmou que ainda não foram encontrados casos no país, ressaltando, contudo que os usuários devem ficar atentos.
“Encontramos alguns casos em diferentes países da América Latina. No Brasil ainda não temos nenhum exemplo, mas é importante sempre alertar os usuários para que não caiam nessa tentativa de ataque”, disse.
Ainda segundo a própria empresa de segurança, a finalidade da estratégia não é a de obter os dados dos usuários em si, mas sim de receber a quantia solicitada em dinheiro. Fonte: ClickGrátis