Campeão brasileiro, sul-americano e da Copa do Mundo. O ano poderia acabar para Allan do Carmo, mas o baiano ainda tem braçadas importantes para dar dentro d’água em 2014. No próximo domingo, dia 7 de dezembro, Allan disputará uma seletiva dupla para indicar quem vai representar o Brasil no Mundial e no Pan-Americano de maratonas aquáticas, ambos no ano que vem.
A seletiva será realizada em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. Até o momento são 17 nadadores inscritos para nadar os 10 km da prova. Os dois primeiros colocados garantem vaga no Mundial de Kazan, que será disputado na Rússia, em agosto. Já o terceiro e quarto colocados estarão classificados para competir no Pan-Americano de Toronto, Canadá, em julho.
O foco de Allan é estar no primeiro grupo. Mesmo porque o Mundial de Kazan serve como a primeira seletiva para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Os dez primeiros colocados nas águas russas estarão classificados para o Rio. Garantir vaga na Olimpíada é, sem dúvida, o principal objetivo do atual campeão do mundo, que disputou os Jogos de Pequim-2008, e não foi a Londres-2012.
Mas, antes de se preocupar com Kazan, Allan tem que garantir vaga lá. Apesar do grande favoritismo, o baiano conta com uma concorrência que não deve ser desprezada. O próprio nadador fez questão de elencar quem são os principais adversários nas águas paulistas. “Diogo Vilarinho, que foi quarto no circuito Mundial, Samuel de Bona, que foi sexto. Tem ainda Fernando Pontes, Victor Colonese. Sempre tem alguma surpresa na maratona aquática”, explica.
A rotina de Allan está puxada. Depois de conquistar o título da Copa do Mundo, em outubro, o baiano quase não teve tempo para descansar. No último dia 15, ratificou o título brasileiro na praia de Inema. E agora se prepara para a seletiva nacional. “Não tivemos muito tempo. Só fiz uma manutenção mesmo para dar ritmo. Estou pronto”, comentou.
Certo é que o baiano não vai precisar de adaptação para nadar nas águas doces da represa Billings, em São Bernardo-SP. “Competi lá este ano. A segunda etapa do Brasileiro foi lá. É um lago, uma represa, com uma água mais parada. A temperatura é boa. É mais tranquilo”, completa.
Férias?
E para quem acha que, depois da prova do dia 7, Allan enfim poderá comemorar as férias, está enganado. O baiano ainda nada o desafio Rei e Rainha do Mar, dia 14, no Rio de Janeiro, e encerra a temporada na tradicional travessia Mar Grande-Salvador, dia 21. Calendário cheio, mas que o baiano finaliza com um sorriso no rosto. “Com certeza foi o melhor ano da minha carreira. Fui campeão brasileiro, sul-americano e mundial. Este ano não tenho do que reclamar. Agora é terminar o ano 100% e ir bem na seletiva, o que já garante um bom início de 2015”, finalizou. Fonte: Correio 24h


