As primeiras informações, colhidas tanto pela PM quanto pelo próprio Valdir Machado, davam conta que, o caso teria acontecido na noite desta segunda-feira (20/10), na localidade da Boa Vista, zona rural de São Gonçalo, e que Valdir Machado Santana, conhecido como Machado, 39 anos, brigava com seu filho de 18 anos, quando a senhora Clarice Machado Santana, 71 anos, mãe de Valdir, tentou intervir na briga e recebeu um empurrão do filho, vindo a sofrer uma queda, que resultando em sua morte na manhã desta terça-feira (21/10).
Ainda com informações, dona Clarice foi socorrida, não sabemos ao certo se na noite da briga ou na manhã seguinte, mas após dar entrada no Hospital Municipal de Conceição da Feira, foi encaminhada ao Hospital de São Félix, onde não resistiu e acabou falecendo.
A principio foi dito pela PM, de forma extraoficial, que a senhora teria sofrido traumatismo craniano e isso teria sido sua causa morte.
De acordo com as declarações da delegada Cristiane Oliveira, titular da delegacia de polícia civil de São Gonçalo, com base no depoimento de Valdir Machado, "ele não empurrou a mãe e sim a puxou pelo braço pra fora da briga e ela se desequilibrou e caiu, sem bater a cabeça no chão. Se ele disse o contrário em entrevistas concedidas anteriormente ao seu depoimento, suas falas consideram-se anuladas, pois Valdir poderia estar em estado de embriaguez". Confira matéria completa aqui