Foto: Reprodução |
Um número aproximado, no entanto, já havia sido festejado pela presidente Dilma Rousseff, na noite desta sexta, em sua conta do Twitter. "O #Enem alcançou 9 milhões de inscritos, um recorde", escreveu a presidente.
Segundo o presidente do Inep, o sistema registrou 1,8 milhão de inscrições somente nesta sexta (23), com um ritmo de até 4 mil inscrições por minuto em momentos de maior movimentação.
O Sudeste é a região que concentra a maior parte dos candidatos (3,4 milhões), seguida pelo Nordeste (cerca de 3 milhões), pelo Sul (1,1 milhão), pelo Norte (1 milhão) e o Centro-Oeste (857 mil). Entre os Estados, São Paulo é o campeão de candidatos, com 1,47 milhão de participantes cadastrados, seguido por Minas Gerais (1,06 milhão) e Bahia (707,8 mil).
O ministro chamou a atenção para o expressivo número de participantes no Nordeste e, em especial, no Ceará (com 596,5 mil inscritos). O número definitivo de participantes confirmados, porém, só será conhecido após o fim do prazo para o pagamento das inscrições, em 28 de maio.
O ministério reforça que é preciso que o pagamento seja efetivado até o dia 28, e não apenas agendado no dia 28. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35.
Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. O Enem é utilizado na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio. Fonte: Folhapress