ÚLTIMAS NOTÌCIAS

6/recent/ticker-posts

ads

Dor lombar atinge mais mulheres do que homens

Foto; Ilustrativa
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor na região lombar atinge 85% das pessoas. E um levantamento realizado pela Gesto Saúde & Tecnologia (GST) destacou que só no ano de 2013 o problema foi a responsável pelo maior número de afastamentos de funcionários por atestados médicos – e afetou quase o dobro de mulheres em comparação com o número de homens que sentiram a dor.

Segundo o ortopedista Ricardo Cordeiro de Almeida, “as principais causas para a dor lombar podem ser inúmeras, mas principalmente ao levantar peso de maneira errada, dormir de mau jeito, ficar muito tempo sentado, além de manter uma má postura e até mesmo sedentarismo”. Para ele, excesso de peso e estresse também podem estar relacionados a esse problema. “A questão da má postura está associada ao desgaste da musculatura durante a prática dos trabalhos domésticos, o que certamente causará danos, principalmente, à coluna vertebral”, complementa Ricardo.

Existem dois tipos de dor lombar: aguda e crônica. A primeira, uma dor intensa, surge repentinamente nos mais jovens, depois de um esforço físico. A segunda aparece nos mais velhos, não tão forte quanto a dor aguda, mas com uma permanência muito maior. Os tratamentos mais comuns são repousos e uso de alguns analgésicos, após consulta com um especialista. Outra recomendação é fazer alongamentos e exercícios, que tendem a aliviar mais as dores. Fonte: BN