Seguindo essa tendencia, quem irá implementar mais uma novidade em breve é o Facebook, que motivado pelo período de eleições, irá ativar uma nova opção batizada de ‘sou eleitor’.
A ferramenta que já existia há quase 2 anos nos Estados Unidos, deverá chegar ao Brasil antes das eleições 2014. O objetivo do recurso é permitir que o usuário demonstre seu comprometimento com a escolha do líder de seu País.
Além do Brasil, o novo recurso será também liberado para o Parlamento Europeu, bem como para os cidadãos da Colômbia, Coreia do Sul, Indonésia, Suécia, Escócia, e Nova Zelândia. O botão já esteve disponível também na Índia, onde mais de quatro milhões de pessoas o utilizaram.
Apesar da ‘boa’ intenção do Facebook, o fato é que esse novo recurso pode não fazer muito sentido em terras brasileiras. Isso porque, no País do futebol o voto é obrigatório, e não facultativo como o é em outras localidades. Em tese, o botão seria um incentivo desnecessário, já que invariavelmente todos no Brasil precisam comparecer pra votar.
Vale ressaltar que o recurso permite que a pessoa se declare uma eleitora, mas, não a incentiva a explicitar o nome do candidato para o qual concedeu o voto. Resta agora aguardar pra ver como funcionará na prática essa novidade por aqui. Fonte: ClickGrátis