Foto: Reprodução/TV Integração |
Encontro completa 26 anos de tradição em São João del Rei.
Como tradição que se mantém há 26 anos, mais de mil cavaleiros e amazonas de várias cidades da região da Zona da Mata e do Campo das Vertentes realizaram, nesta segunda-feira (21), a "Cavalgada da Inconfidência". O percurso realizado entre Tiradentes e São João del-Rei simboliza o trajeto feito pelos líderes da Inconfidência Mineira, no século XVIII, e comemora o Dia do mártir, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
A concentração da cavalgada foi aos pés da Serra de São José. A tradição busca relembrar o período em que os inconfidentes lutavam em favor da república. "Nós não podemos jamais esquecer que a Inconfidência Mineira foi o maior fato histórico da nação brasileira, e nós, portanto, por ser Tiradentes daqui, perto de São João del Rei, nós não nos contentamos com a solenidade que o Governo do Estado realiza hoje em Ouro Preto. Nós achamos que a Inconfidência, antes de mais nada, deveria ser celebrada na terra dele, terra dos sonhos da Inconfidência, que queria transformar a colônia em república independente do Brasil", explicou o organizador do encontro, Baldonedo Arthur Napoleão.
O percurso de aproximadamente 12km começou no ínicio da tarde, quando os cavaleiros seguem pelas ruas históricas, pela Estrada Real, em direção à cidade vizinha São João del Rei. Alguns participantes vivem pela primeira vez a emoção de homenagear o Mártir Tirandentes, registrando os melhores momentos da estrada. Outros já conhecem bem o caminho. "Já é minha quinta vez aqui, moro em São João del Rei, mas estou morando fora, e é um prazer estar vindo aqui só para prestigiar Tirandentes", comentou o administrador de fazenda, Jonas Bitar. Fonte: G1