Foto: Reprodução |
Algo que muita gente não sabe, é que é possível aproveitar melhor os nutrientes dos alimentos a partir daquilo que por vezes é considerado inútil, como por exemplo, a água da batata cozida e a o caldo da carcaça de frango. Na sequência você confere esses e outros exemplos que poderão lhe ajudar a ter uma nova visão sobre o assunto.
Como aproveitar melhor a água da batata cozida
Na maioria das vezes, as pessoas jogam a água que cozinham a batata fora, entretanto, poucos sabem que é nessa água que fica concentrada grande parte dos nutrientes do alimento, tais como carboidratos, vitaminas B6 e C, potássio, cobre, magnésio e ácido fólico. Para evitar o desperdício desses nutrientes o ideal é usar a água da batata para o preparo de arroz, massas, caldos e sopas. Uma dica é usar a água da batata no mesmo dia em que foi cozida para aproveitar melhor seus nutrientes.
Como aproveitar melhor a carcaça do frango
Ao desfiar o frango para usá-lo em alguma receita é comum desprezar a carcaça e jogá-la no lixo, pois, aparentemente ela não possui mais nenhuma serventia, o fato, porém, é que ela abriga boa parte dos nutrientes do frango, pelo que, deveria ser melhor aproveitada. A dica é utiliza-la para preparo de um belo caldo, que por sua vez poderá ser usado posteriormente no preparo de risoto, polenta, ou até mesmo capelleti. Cozinhar legumes em meio ao caldo é mais uma das dicas para deixar os pratos ainda mais nutritivos.
Como aproveitar melhor as sementes de tomate
Jogar as sementes do tomate no lixo quando se está fazendo molho é algo absolutamente comum, visto que elas podem acabar deixando o preparo com um sabor amargo. Apesar disso, ao invés de descartar as sementes o ideal é encontrar uma maneira de aproveitá-las no preparo, pois elas são ricas em vitamina C. Uma sugestão é preparar o molho de tomate sem bater em processador ou liquidificador para evitar o sabor amargo da semente.
O que fazer quando o alface murcha?
Algo que pouca gente sabe é que é possível aproveitar o alface mesmo depois que ele murcha. O alimento pode se transformar em um delicioso pesto, para isso, basta bater as folhar juntamente com azeite, alho, castanha, queijo ralado e sal à gosto. Além da mistura ficar muito saborosa, o alimento ainda ficará rico em nutrientes como vitaminas A e K, ferro, fósforo, potássio, manganês, carotenoides e fibras.
Para que o pesto fique com a cor viva que o alface possui, basta dar um choque térmico nas folhas antes do preparo, mergulhando-as em uma água bem quente e em seguida em outra bem gelada.
Barriga de peixe auxilia na produção do colesterol bom
Na hora de limpar um peixe como salmão, pescada, linguado e robalo para o preparo de uma receita, a maioria das pessoas jogam a barriga fora, entretanto, o que essas pessoas podem não saber, é que essa região do peixe abriga um enorme valor nutritivo, como por exemplo, o ômega 3, uma substância que contribui para a produção do HDL, que é o colesterol bom. As barrigas desses peixes podem ser utilizadas no preparo de patê, que por sua vez poderá ser consumido com torradas ou brusquetas.
Sobremesas nutritivas
Quem pensa que somente os pratos principais e os lanches da tarde podem ser mais nutritivos estão muito enganados, as sobremesas também podem perfeitamente integrar essa categoria. A entrecasca da melancia que é aquela parte branca que muita gente joga fora, por exemplo, é rica em fibras, uma sobremesa com esse tipo de alimento pode ajudar até mesmo a regular o intestino.
Uma dica válida é usar a entrecasca da melancia no preparo de cocadas, para isso, basta ralar o alimento e misturá-lo ao coco ralado. Outra sugestão é preparar um doce com o alimento, para isso basta proceder da mesma maneira que se procede ao preparar um doce de mamão verde. Fonte: ClickGrátis