ÚLTIMAS NOTÌCIAS

6/recent/ticker-posts

ads

OMS mostra benefícios e recomenda reduzir consumo diário de açúcar

Confira algumas dicas aqui citadas
Uma das maiores preocupações que se deve ter em relação à saúde, é com aquilo que diz respeito à alimentação, isso porque tudo que é ingerido, reflete-se positiva ou negativamente nela. Sabendo disso, os órgãos de saúde ao redor do mundo sempre procuram mobilizar-se no sentido de transmitir informações que sejam capazes de contribuir com a prevenção de doenças.

Seguindo essa tendência, a OMS que é a Organização mundial de saúde, divulgou recentemente alguns cuidados recomendáveis no que diz respeito à ingestão de açúcar, na sequência você confere em detalhes todas as informações relativas ao assunto.

A Organização Mundial de Saúde, OMS, até então orientava que as pessoas consumissem cerca de 10% de açúcar sobre o valor total de energia, um novo documento emitido, porém, mostra benefícios ainda maiores ao consumir menos da metade indicada, ou seja, cerca de 5% que equivale a aproximadamente 25 gramas de açúcar ou seis colheres de chá de açúcar, diariamente.

Dicas de saúde da OMS
A sugestão de redução da ingestão diária de açúcar imposta pela OMS, caminha no sentido de proteger a população de riscos relacionados à saúde, a tendência é que com o menor consumo seja possível melhorar os índices de prevenção contra a cárie bucal e a obesidade, por exemplo.

Segundo especialistas, muitas pessoas não percebem a quantidade de açúcar ingerido pelo fato de boa parte dele estar escondido em algum tipo de alimento processado, assim sendo, os limites teoricamente aplicam-se também a produtos com glucose e frutose, açúcar de mesa, mel xaropes, sucos de fruta e concentrados.

Veja a quantidade de açúcar que você consome diariamente sem perceber

Uma colher de sopa de achocolatado é equivalente a exatamente uma colher de sopa de açúcar
Duas balas de caramelo contém duas colheres de sopa de açúcar
Uma barra de cereal contém meia colher de sopa de açúcar
Uma taça de gelatina contém uma colher de sobremesa de açúcar
1 latinha de refrigerante contém 2 colheres de sopa de açúcar
Consultas públicas estão abertas
O esboço com a nova proposta da OMS está em aberto para consultas públicas até o final do mês de março, nesse período, qualquer indivíduo comum ou especialista pode emitir um parecer à agência através de comentários relacionados à nova proposta.

A última vez que a OMS lançou uma proposta como essa sobre o consumo de açúcar foi no ano de 2002.

Assim que a nova recomendação estiver pronta, ela poderá ser útil a novos programas e políticas de saúde, que poderão ter nela uma base referencial para a avaliação do consumo de açúcar. Vale ressaltar porém, que a recomendação de 10% sobre o valor total de energia deverá ser mantido, pelo que, o novo documento provavelmente servirá apenas para apresentar os benefícios de uma redução maior. Fonte: ClickGrátis