"Diferente do teste tradicional que pode levar um mês, até dois meses, em 90 minutos a pessoa já recebe o resultado" |
"Diferente do teste tradicional que pode levar um mês, até dois meses, em 90 minutos a pessoa já recebe o resultado. Com a tecnologia tradicional de cada 10 casos que se dizia que não tinha tuberculose, na verdade três tinham. Era um falso negativo. E em terceiro lugar também já indica se a pessoa tem resistência ao medicamento da tuberculose fazendo com que o médico já ajuste o esquema terapêutico daquele paciente a esse resultado."
A tuberculose é uma doença respiratória contagiosa, causada por um bacilo, transmitida pelo ar, de pessoa para pessoa, geralmente em lugares com pouca ventilação. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, é preciso ficar atento aos sintomas da doença.
"Qualquer pessoa que tenha tosse por mais de três semanas deve procurar um médico, porque pode ser tuberculose. E se diagnostica rápido e começa o tratamento precoce a pessoa não evolui para uma forma grave. E ela para de transmitir quase que imediatamente depois que começa o tratamento."
Para implantar o novo teste rápido da tuberculose no país, o Ministério da Saúde vai investir 15 milhões de reais na tecnologia. O recurso será destinado para compra de testes, aquisição de computadores de última geração e treinamento dos profissionais de saúde. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br. Reportagem, Alexandre Penido