ÚLTIMAS NOTÌCIAS

6/recent/ticker-posts

ads

Levantar peso na academia pode aumentar risco de cegueira, dizem especialistas

Foto: Getty Images
Pessoas que possuem glaucoma não diagnosticado podem se expor ao risco de cegueira ao usarem instrumentos de sopro ou peso na academia, de acordo com especialistas da área. Segundo o professor e cirurgião Dan Reinsten, pessoas que apresentam a condição não conhecem o risco que correm. O glaucoma ocorre quando o líquido dos olhos não é drenado adequadamente, o que promove pressão no nervo óptico e a morte das fibras nervosas, que leva à perda de visão. O processo é indolor e superficial, por isso não é identificado sem um exame mais profundo. Atividades que aumentam a pressão do olho podem piorar a condição.

Diversos estudos já associaram o levantamento de peso e o hábito de tocar instrumentos de sopro à pressão no olho. Uma pesquisa feita ao longo de 20 anos no Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital mostrou que o ato de soprar durante a atividade de supine aumenta a compressão do nervo óptico, especialmente se você prender a respiração. Outras atividades, como bungee jumping, podem agravar a condição. O risco é maior se estas atividades são praticadas por períodos longos.

Robert Ritchm, professor de oftalmologia clínica no hospital, já tratou um paciente que se tornou cego depois de plantar bananeira repetidamente na aula de ioga. Ele ressalta que levantadores de peso podem reduzir a pressão expirando ao levantar o peso. Os especialistas avisam que as atividades não oferecem riscos para quem tem olhos saudáveis, mas para quem tem predisposição à doença, vale evitar a pressão. "Eles podem perder 70% da visão periférica em um olho antes de saber o que está acontecendo”, alerta. Informações do Daily Mail.